Esporte Clube Bahia: (...)

9.8.12

(...)

Bahia 1x3 Grêmio

Na entrada dos times no gramado do Olímpico, a torcida do Grêmio fez questão de aplaudir o técnico Caio Júnior, atualmente no comando do Bahia. Apesar do desempenho abaixo do esperado como treinador dos gaúchos no início do ano, o ex-atacante é ídolo como jogador e agradeceu as homenagens.

Com bola rolando, o meia Elano não teve piedade de Caio Júnior e já fez boa jogada do lado direito do ataque invertendo para a esquerda, onde Pará apareceu e cruza no meio da área. A bola acabou sobrando justamente para o camisa 7, mas Lomba fez defesa simples. Na sequência, o Bahia atacou, mas Mancini não conseguiu dominar no meio-campo e a bola acabou voltando para Titi, que lançou Júnior em velocidade. O atacante do Bahia não alcançou e o time da casa já ficou com a sobra.
Sem que a bola chegasse ao ataque, Kleber saiu da área para buscar a posse de bola e lançou Edílson pela direita. O lateral do Grêmio levantou a bola na área e Danny Morais desviou pela linha de fundo. No minuto seguinte, Edílson achou novo espaço pela direita e conseguiu fazer o cruzamento para Marcelo Moreno, que recuou curto demais para Elano e perdeu a chance de abrir o placar. Pressionando a defesa do Bahia, Kleber dominou no bico da área, fintou a marcação de Diones e avançou até o auxiliar paralisar o lance porque a bola havia saído pela linha lateral.
O Grêmio jogava bem aberto e iludindo a frágil marcação do Bahia. Organizado, o time da casa atuava com dois jogadores abertos de cada lado – Pará e Zé Roberto pela esquerda e Edílson e Elano no setor oposto. Enquanto os gaúchos trabalhavam a bola com precisão, o time baiano encontrava dificuldades para penetrar na área por falta de tabela entre os homens de frente.
Kleber saiu da área mais uma vez para buscar o jogo e serviu Elano, que bateu para o gol e obrigou Titi a recuar para Marcelo Lomba. Como o passe foi curto, o goleiro teve que tirar de bico, no susto. Sem pressa, o Grêmio cadenciava o jogo com Zé Roberto, mas não conseguia encontrar os espaços vazios na defesa do Bahia.
Aos 25 minutos, a situação começou a mudar, Sem opções de passe, Zé Roberto recebeu na entrada da área e chutou ao gol de lá mesmo. Marcelo Lomba fez defesa tranquila, mas a torcida se agitou no Olímpico. Três minutos depois, a melhor chance. Zé Roberto iniciou a jogada pela direita do ataque e lançou na área. Após o bate-rebate da defesa do Bahia, a bola sobrou para Marcelo Moreno, que bateu pela linha de fundo.
Aos 29, Edílson cruzou pela direita do ataque e Kleber dividiu com dois marcadores, caindo no chão no momento em que o zagueiro Titi fez a carga com as mãos em suas costas. O árbitro marcou pênalti no lance e Elano já pegou a bola para fazer a cobrança. Com chute forte, o camisa 7 marcou seu primeiro gol com a camisa tricolor.
Logo na sequência do gol do Grêmio, Ávine errou na saída de bola e foi desarmado por Kleber. A bola sobrou para Elano, que partiu em velocidade e obrigou Titi a marcá-lo individualmente e deixar o Gladiador livre. Ao invés de fazer o passe, Elano bateu direto para o gol e perdeu a ótima chance de aumentar o placar. No lance seguinte, Marcelo Lomba segurou a bola e Kleber levantou o pé na barriga do goleiro do Bahia. O técnico Caio Júnior pediu o cartão vermelho, mas o lance de imprudência do Gladiador rendeu apenas amarelo.
Apenas uma mudança fez com que o jogo fosse outro no segundo tempo, quando Lulinha foi acionado na vaga de Ávine, abrindo Hélder pela lateral esquerda. O Bahia aumentou o ritmo e o suplente passou a ganhar todas pela direita do ataque diante da marcação de Edílson. Apesar de o Bahia ser superior, as primeiras boas chances foram criadas pelo time da casa na etapa complementar.
Edílson avançou pela direita e fez bom passe para Kleber, que limpou o lance pelo meio e devolveu. O lateral do Grêmio cruzou forte, na primeira trave, e Elano apareceu para carimbar a trave de Marcelo Lomba com o cabeceio. Quatro minutos depois, aos nove, Zé Roberto lançou, Marcelo Moreno dividiu com Titi e a bola sobrou para Pará, que obrigou Marcelo Lomba a tirar com os pés.
Bom lance do Bahia ocorreu quando Fabinho levantou para a área, onde Júnior subiu mais alto que Werley e conseguiu a assistência para trás. Lulinha tentou pela direita, mas não encontrou o espaço. O Bahia buscou o campo de ataque e ia bem no segundo tempo.
O gol finalmente saiu quando Mancini cobrou falta no meio da área e Fahel apareceu completamente livre, sem marcação, para empatar o jogo no Olímpico, com cabeceada de costas para o gol.
Aos 19, dois minutos depois do gol de empate, Lulinha fez grande jogada e levou a melhor para cima de Edílson do lado direito do ataque. O chute foi forte e obrigou Marcelo Grohe a praticar boa defesa. Na sobra, Fahel estufou as redes, mas a arbitragem anulou o lance. O jogo prosseguiria acirrado até o apito final, quando o Grêmio voltou a pressionar e marcou com Souza e Marcelo Moreno.
Aos 42, em cobrança de escanteio de Elano, Souza cabeceou para o fundo das redes. A bola ainda desviou em Kleber antes de entrar. O Grêmio voltava a vencer no Olímpico, mas ainda restava tempo para Marcelo Moreno receber mais um passe de Elano e concluir a gol, anotando o terceiro e decisivo, para a revolta dos jogadores do Bahia.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 1 BAHIA
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 5 de agosto de 2012, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Clériston Cley Barreto Rios (SE) e Ivaney Alves de Lima (SE)
Cartões amarelos: Kleber, Fernando (Grêmio) ; Mancini, Danny Morais, Zé Roberto, Fahel (Bahia)
Cartão vermelho: Mancini (Bahia)
GOLS: Grêmio – Elano, aos 31 minutos do primeiro tempo, Souza, aos 42 e Marcelo Moreno, aos 47 do segundo tempo. Bahia - Fahel, aos 18 minutos do segundo tempo.
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson (Léo Gago), Werley, Gilberto Silva e Pará (Tony); Fernando (Marquinhos), Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
BAHIA: Marcelo Lomba; Diones, Danny Morais, Titi e Ávine (Lulinha); Fahel, Hélder, Fabinho e Mancini; Zé Roberto (Ciro) e Júnior (Magno)
Técnico: Caio Júnior

0 comentários: